segunda-feira, 14 de março de 2011

Sopinha de ervilhas com bacon


Meu pai nunca foi chegado à comida. Minha mãe fazia receitas mirabolantes, incrementadas e ele as vezes não ia com a cara da comida, e não comia. Sempre foi de comer pouco (diferente de mim rs, mas esse é outro assunto), mas uma coisa que ele amava era sopa de ervilhas, e sempre que minha mãe fazia, ele comia bem.
Essa caneca era dele, pra tomar sopa, e o prato também, mas ele nem chegou a usar, depois que ficou doente não conseguia comer direito, e o máximo que ele conseguia era um mingauzinho de leite com aveia, ou gelatina ainda líquida.
Fiz essa sopa pensando nele. Já fez três anos que ele partiu e eu sinto muita saudade, então quando a saudade bate, eu faço alguma das poucas coisas que ele gostava e lembro dele com alegria.
A receita é simples demais, e fica deliciosa. Deixei 1/2 pacote de ervilhas de molho durante 1 noite. Lavei bem e coloquei para cozinhar, só com água, numa panela de fundo grosso (pode usar a de pressão, mas tenho medo de entupir, en~tão não uso). Quando a ervilha estiver macia, bata no liquidificador. Numa panela, doure linguiça, bacon, e qdo estiver bem douradinho some uns 5 dentes de alho e azeite. Coloquei a ervilha batida e acrescente, se quiser, macarrãozinho ou arroz, fui de arroz que adoro. Deixei ele cozinhar uns 15 minutinhos, acertei o sal, e servi com um tanto de azeite... ô delíciaaaaaaaaaaaaaaaaaa

Nenhum comentário:

Postar um comentário